top of page
  • Foto do escritorJéssica Ribeiro

Dia a dia na faculdade de Jornalismo - SEO

Atualizado: 18 de nov. de 2020


Dentro do nosso querido Webjornalismo conhecemos uma técnica INCRÍVEL e super importante para quem trabalha ou se interessa por internet; essa técnica atende pelo nome de SEO  (Search Engine Optimization), que por ser tão empolgante e interessante merece sem dúvida alguma um super post aqui no blog. Então, se você se interessa por esse universo e está afim de ver seus posts bombando, já anota aí as nossa diquinhas que com toda certeza elas te ajudarão a melhorar o engajamento da sua página na web.


Mas o que é SEO?


SEO é uma técnica de otimização para sites, blogs e páginas da internet que tem como finalidade ajudar a gerar tráfegos para um site ou blog e dessa forma, melhorar seu posicionamento nos resultados de mecanismos de busca como o Google.

De uma forma bem resumida, essa técnica te ajuda a melhorar a qualidade e o posicionamento do seu site nos resultados de pesquisas seguindo esses criteriozinhos a seguir:

1- Utilizando o Google Trends e identificando as Palavras-chave que estão sendo mais pesquisadas. (Os números são de 0 a 100- onde 0 representa as palavras que estão sendo menos pesquisadas.)

2- Usando a Palavra-chave mais forte no início da frase e do título.

3- Posicionando a palavra mais forte sempre a esquerda da sua frase e do seu título.

4- Utilizando a Palavra-chave mais forte em negrito (Isso ajuda o google a localiza-la com mais rapidez.).

5- Garantindo que o texto tenha no mínimo 3 imagens.

6- Utilizando taguiamento em suas postagens (Uso de tags.).

7- Impedindo o uso de palavras repetidas e trocando-as por sinônimos. (Não repetir palavras do título no texto. Hoje o google trabalha com sinônimos)

8- Utilizando Hiperlinks ( Hiperlinks são sempre relevantes para o Google pois dessa forma o mesmo entende que você está gerando janelas para que o internauta fique mais tempo navegando.).

9- Produzindo textos inteligentes.

10- Utilizando o máximo de Palavras-chave no título, pois dessa forma o Google te dará mais relevância.

11- E por último, mantendo periodicidade em seus posts. (Publicando ao menos 3 vezes por semana.)


85% dos internautas chegam a qualquer conteúdo através do google que por sua vez vê mais relevâncias nesses itens em sequência:

1º-Tags

2º-Título

3º-Sutiã

4º-Lead.


Resolvemos realizar um exemplo de como podemos melhorar um post usando como "cobaia"(haha) a matéria a seguir:



Reescrevemos o titulo, sutiã e a primeira frase do lead usando os critérios acima e o resultado foi o seguinte:


"Bolsonaro divulga Fake news para atacar imprensa.


Presidente usa frase falsa atribuída a repórter de jornal para criticar cobertura sobre o filho Senador.


O ex deputado publicou no Twitter um texto que falsamente atribui à repórter do O Estado, Constança, a declaração : "Constança Rezende, do O Estado de SP diz querer arruinar a vida de Flávio Bolsonaro e buscar o Impeachment do Presidente Jair Bolsonaro. Ela é filha de Chico Otavio, profissional do O Globo. Querem derrubar o Governo, com chantagens, desinformações e vazamentos.""


Entendeu o que fizemos? Diminuímos a quantidade de palavras no título, sutiã e lead e utilizamos Palavras-chave que estão sendo mais pesquisadas no Google (como Bolsonaro e fake news que são muito pesquisadas.), para que a nossa matéria seja mostrada no topo de quem pesquisa e consequentemente haja um maior engajamento em nosso site (Sem contar que adoramos a ideia de modificar materias de grandes portais utilizando essa técnica, Haha.). Agora com toda certeza ficaremos mais atentas aos títulos e Palavras-chave daqui para frente, rs.


E você? O que acha de tentar também?

Depois me diga como foi :)

Um beijo e até o próximo post.


Jéssica.



78 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page