top of page
  • Foto do escritorJéssica Ribeiro

Dia a dia na faculdade de Jornalismo - Como escrever um texto para a internet

Atualizado: 18 de nov. de 2020



Como havia falado há dois posts, um dos motivos que nos fizeram cursar Jornalismo foi o desejo de aprimorar o nosso prazer de escrever com quem manja do assunto, rs. Dessa forma, a nossa professora de Webjornalismo, Guaíra Flor, nos incentivou a criar um post onde pudéssemo registrar ou explicar para quem tem interesse no assunto, como escrever um bom texto para a internet. Adoramos e acatamos a proposta que tem tudo a ver com que fazemos aqui no blog. Com isso, colocamos a mão na massa e criamos esse post fresquinho para vocês.

ENTÃO SEM MAIS DELONGAS, VAMOS NESSA!!

Para que possamos atingir o leitor, precisamos apresentar de forma clara as nossas ideias ( E isso vale para todos os textos e não apenas para a internet, tá?), mas para o texto da internet temos alguns recursos que se usados da forma correta renderá um texto digno do Oscar, haha! Pensando nisso, apresentaremos a seguir uma receitinha de bolo com algumas características que se seguidas a risca, te ajudará a desenvolver um bom texto para a internet. Anota aí:


1° passo - Escolha o tema a ser falado.

2° passo- Escreva um texto do tamanho que preferir ( O texto aqui não tem limite de tamanho, mas se ligue nos parágrafos, não devem ser longos e cansativos.)

3° passo- Escreva um bom título, pois o título na internet chama mais atenção do que a imagem.

4° passo- Use bastantes recursos multimídia (Eis um dos curingas do webjornalismo. Use videos e imagens sem moderação,haha! Brincadeira! Use com sabedoria)

5° passo- Crie listas (Buzz Feed) (Exemplo: Lista com os top 5 melhores filmes da netflix, ah! e não esqueça de dar um breve resumo sobre os mesmos.)

6° passo- Tenha a preocupação com a usabilidade para com o leitor ( Usabilidade pode ser definida como o grau de facilidade com que o usuário consegue interagir com determinada interface.)

7° passo- O último passo é para nós um dos melhores, pois você pode fazer alterações sempre que precisar, mantendo a obra aberta e corrigindo a qualquer momento. (diferentemente dos textos publicados em revistas e jornais que depois de publicados não podem ser modificados.)

E é isso, galera! Pesquisas comprovam que pessoas leem mais textos na internet, inclusive textos mais longos.

Seguindo nossa receitinha, que tal escrever o seu primeiro texto para a internet? Depois nos conte aqui como foi!

Um beijo e até o próximo post.


Jéssica.



50 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page